Às vésperas do Natal e sem qualquer atualização, durante o processo de concorrência, em suas páginas da internet, a Itaipu Binacional definiu a agência Octopus, de Santo André-SP, como sua nova agência de publicidade.
Ela ficará responsável por uma verba de R$ 20 milhões por ano para cuidar da comunicação institucional, promocional e legal, podendo ter o contrato renovado para até cinco anos de atendimento.
A licitação vem recebendo críticas desde seu lançamento, considerando que, não tendo concorrentes no mercado, a Itaipu Binacional não precisaria investir em publicidade para defender ou ampliar seu mercado.
Desde que a Janela registrou o lançamento da concorrência, temos tentado nos manter atualizados sobre os passos do processo, inclusive demandando a Ana Paula Hedler, chefe da Assessoria de Comunicação Social (CS.GB), mais informações sobre as notas concedidas às agências que participaram da disputa: Binder, Gpac, Imam, Leiaute, Nacional, Octopus, Trade e Vivas.
Os conceitos concorrentes
No máximo, conseguimos, graças ao diretor de uma das concorrentes, que recebeu por e-mail uma das atas divulgadas internamente, saber os temas das campanhas entregues por cada uma:
Binder: “A força da nossa energia”
Gpac: “Eu vejo a energia de Itaipu”
Imam: “Nos usamos uma Itaipu inteira para gerar ummundo mais sustentável”
Leiaute: “Cuidar do planeta e cuidar das pessoas”
Nacional: “Itaipu, líder mundial na energia que faz o mundo melhor”
Octopus: “Itaipu, energia que se faz presente”
Trade: “Itaipu, energia para mudar o mundo”
Vivas: “Itaipu, nossa usina”
Quanto às notas concedidas a cada proposta, nada.
Em resposta à Janela, dois dias antes da divulgação dos resultados, a executiva esclareceu, porém, que Itaipu não é obrigada a seguir as regras de transparência de outras estatais em seus processos licitatórios, já que é regida pela Norma Geral de Licitações (NGL), “uma norma binacional, aplicável ao Brasil e ao Paraguai”, já que “decorre da natureza jurídica de empresa pública internacional (…) que preconiza a igualdade de direitos e obrigações aos dois países”.
Desta forma, mesmo sendo um veículo de comunicação, a Janela foi encaminhada a pedir mais informações à Ouvidoria de Itaipu, não à Assessoria de Imprensa. Com a garantia de que a área competente responderia em “no máximo” 15 dias úteis.
Obrigado, Itaipu!
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A licitação ainda não acabou. Está na fase de recurso. Ainda tem muita água pra rolar por estas turbinas.